Agenda

Política
10/04/2016
Mecanismo 2+2
10/04/2016

Comércio Exterior

CELAC quer aprofundar relações com a União Europeia e China

Brasília – Concluiu na sexta-feira, 1º, a reunião de coordenadores nacionais da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e de chanceleres do bloco em Santo Domingo, República Dominicana, país que preside o mecanismo. Os ministros de Relações Exteriores deverão aprovar o Plano de Trabalho que prevê mais um encontro entre a CELAC e a União Europeia que será realizado em janeiro de 2017, no país caribenho.

O Brasil é representado no encontro pelo Embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, Subsecretário-Geral para a América do Sul, Central e Caribe. Ele é também o coordenador nacional para a CELAC, UNASUL e MERCOSUL. O ministro Mauro Vieira participa em Washington da Cúpula de Segurança Nuclear. 

Os representantes dos países da CELAC pretendem aprovar ainda um documento que permita ao bloco articular a postura regional frente a outros organismos internacionais e na luta contra problemas comuns que afetam a região. A vice-ministra de Relações Exteriores da República Dominicana, Alejandra Liriano, afirmou que “também estamos aprovando todos os documentos em relação ao Foro China – CELAC que aprofunda a crescente cooperação com o país asiático”.

O futuro da CELAC como mecanismo de diálogo e integração também estará na pauta dos ministros. Participam os chanceleres das Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Haiti, Paraguai, Peru, Santa Lucia, São Cristóvão e Neves, Suriname e Venezuela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *