Mundo

Comércio Exterior
22/09/2016
Comércio Exterior
22/09/2016

Integração Regional

CELAC se reúne na sede da ONU para tratar de agenda para o futuro

Brasília – O presidente da República Dominicana, Danilo Medina, reuniu a troika da Comundade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), na sede das Nações Unidas em Nova York, para tratar da agenda futura do bloco. Um dos temas mais sensíveis diz respeito à presidência pro tempore a partir de janeiro de 2017

A troika da CELAC é formada por República Dominicana, Equador e Dominica. Na oportunidade, Medina conversou com os chanceles Guillaume Long e Syvanie Burton, sobre uma candidatura de consenso para substituir os dominicanos no comando da CELAC. A Bolívia pleiteia o posto, mas não é aceita pelo Chile.

O governo de Michele Bachellet acredita que Evo Morales pretende comandar a CELAC para usá-la como instrumento político em relação ao lítigio fronteiriço entre os dois países.

Danilo Medida destacou que é preciso haver um país que suceda a República Dominica indicado antes da Cúpula de janeiro em Santo Domingo. Segundo ele, “há muitas candidaturas apresentadas, mas a decisão se toma por consenso e nenhuma delas alcançou isso até agora”. Ele também descartou que a República Dominicana siga no comando da CELAC por mais um ano.

“Nós não queremos seguir. Isso custa. Consome muito tempo. Somente se vê a Cúpula, mas é trabalho de um ano inteiro”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *