Mundo

Assuntos Estratégicos
16/10/2015
Política
19/10/2015

Economia

Cepal confirma redução dos investimentos na América Latina

Brasília – A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), confirmou nesta quinta-feira, 15, que o ingresso de investimento estrangeiro direto em 16 países da América Latina e Caribe, diminuíram em 21% no primeiro semestre do ano. De acordo com a Cepal, o volume de investimentos não alcançou os US$ 90 bilhões no período.

Ainda segundo a Cepal, entre os fatores que contribuíram para a diminuição do investimento estrangeiro direto, está a redução dos recursos aplicados em mineração, gás e petróleo, por conta da queda dos preços internacionais e a desaceleração da economia chinesa.

Esses fatores também contribuem para o crescimento negativo da região de -0,3% para o ano. Precisamente, o caso do Brasil é o mais dramático, com uma redução do investimento estrangeiro de -36% entre janeiro e agosto, provocada pela baixa demanda interna e as perspectivas negativas de crescimento.

O México, outro gigante regional e segundo receptor de investimentos estrangeiros, recebeu menos 8% de investimentos nos seis primeiros meses do ano. O Chile também registrou uma queda de 10%, especialmente por conta do setor de mineração.

Os investimentos estrangeiros também diminuíram significativamente na Bolívia (-3%), Colômbia (-22%), Costa Rica (-2%), Equador (-15%), Guatemala (-26%), Nicarágua (-4%), Peru (-11%), República Dominicana (-21%), e Uruguai (-25%). Por outro lado, El Salvador, Honduras e Panamá, registraram crescimento positivo na atração de investimentos estrangeiros. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *