Agenda

China diversifica presença na América Latina
20/09/2010
Angola e a exploração de seus recursos
21/09/2010

Chanceler aproveita Assembleia da ONU para tratar

Chanceler aproveita Assembleia da ONU para tratar vários temas

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, desembarcou neste domingo em Nova Iorque e nesta segunda-feira, participa da reunião da Comissão Interina para a Recuperação do Haiti.

 

Na terça, 21, ele participa da reunião ministerial do BRICs, da solenidade que estabelece relações diplomáticas com Kiribati, e tem encontros bilaterais com os ministros dos Negócios Estrangeiros da Itália, Austrália, África do Sul e Geórgia, além de uma reunião com o Secretário-Geral da Liga dos Estados Árabes quando vai tratar de Irã e do conflito israelo-palestino.

 

Ainda na terça, está prevista reunião ministerial da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) e um jantar com os representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

No dia 22, quarta-feira, Celso Amorim profere a palestra “Saúde Global e Política Externa”, no Hotel Waldorf Astoria, às 8h e em seguida, se reúne com os ministros dos Negócios Estrangeiros do Japão, Sérvia e Belarus.

 

Antes do almoço, tem encontro com Bill Gates na missão do Brasil na ONU.

 

À tarde, participa da reunião ministerial Brasil, Índia, África do Sul, Indonésia e Palestina.

 

No dia 23, quinta-feira, profere o discurso de abertura da 65ª Assembléia Geral da ONU e se encontra com os ministros dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos e de Serra Leoa.

 

Neste mesmo dia, Celso Amorim almoça com o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon.

 

Às 15h, participa da reunião de cúpula do Conselho de Segurança – “Ensuring the SC’s effective role in maintaining international peace and security”.

 

O dia termina com reuniões com os ministros de Negócios Estrangeiros do Vietnã e da Alemanha.

 

No dia 24, sexta-feira, o chanceler tem encontro reservado com o Secretário-Geral e participa das reuniões de Alto Nível sobre a Conferência do Desarmamento, da Aliança das Civilizações, ministerial da ASPA, de Alto Nível sobre o Sudão, convocada pelo Secretário-Geral, ministerial do G4 e de almoço com os representantes ibero-americanos.

 

Dia 25, sábado, Celso Amorim participa da reunião ministerial do IBAS.

 

Na segunda-feira, 27, ele tem encontro com o presidente do Suriname e participa da reunião ministerial do Conselho de Segurança sobre Contra-Terrorismo.

 

Tem ainda encontro com Secretário do Exterior do Reino Unido e com os ministros de Negócios Estrangeiros da Indonésia, Egito, Turquia e República Democrática do Congo.

 

No dia 28, terça-feira, Amorim se reúne com os ministros de Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Jordânia, Irã, Afeganistão e Sri Lanka, e encerra o dia no American Jewish Committee.

 

Na quarta-feira, 29, encontra-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Marrocos e com o presidente da Assembléia Geral da ONU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *