Agenda

Política
26/08/2016
Diplomacia
26/08/2016

Política

Chanceler argentina afirma que há avanços para solucionar crise no MERCOSUL

Brasília – A ministra das Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra, afirmou nesta quinta-feira, 25, na cidade do Cairo, Egito, que “há avanços” para pôr fim à crise que paralisa o MERCOSUL. Segundo ela, “houve um avanço no processo de acordo do MERCOSUL. Houve uma reunião de coordenadores nacionais dos quatro países fundadores e se propôs uma solução para desbloquear deste momento até o final do ano a presidência pro tempore”.

Malcorra se refere à reunião realizada na última terça-feira, 23, em Montevidéu e da qual a Venezuela não aceitou participar. O encontro avaliou a situação de implementação por Caracas de todo o arcabouço normativo do bloco e a possibilidade de o MERCOSUL ser conduzido por um grupo de diplomatas em caráter emergencial.  Na quarta-feira, 24, a Venezuela que se autoproclamou presidente do bloco, convocou reunião do MERCOSUL, mas apenas o Uruguai e a Bolívia participaram.

Susana Malcorra não revelou que avanços foram alcançados, mas afirmou que há uma proposta em análise pela Venezuela. Ela assegurou que há chances reais de se alcançar um entendimento e com isso, recolocar o MERCOSUL nos trilhos novamente. Nesta sexta-feira, 26, um grupo de alto nível constituído no âmbito do Parlamento do MERCOSUL se reunirá em Buenos Aires para abordar a mesma temática.

A chanceler argentina que está no Egito em campanha para ocupar a Secretaria-Geral da ONU, enfatizou ainda a importância de se avançar no acordo para que haja continuidade das negociações entre o MERCOSUL e a União Europeia. O assunto ganhou fôlego com a visita do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, a Buenos Aires, no início da semana.

Na oportunidade, ele afirmou que “não é possível que estejamos negociando por 20 anos sem nenhum resultado. Devemos ir chegando já a uma conclusão deste acordo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *