Relações Exteriores

América do Sul
20/09/2005
Turismo
20/09/2005

MINUSTAH

Chanceler brasileiro confere preparativos para as eleições no Haiti

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, visita o Haiti nesta terça-feira, quando terá encontros com o primeiro-ministro Gerard Latortue, o novo comandante da Missão de Estabilização no Haiti [MINUSTAH], General Urano Bacellar, o representante da ONU no país, embaixador Juan Gabriel Valdés, e integrantes do Conselho Eleitoral Provisório.

A visita ocorre poucos dias após o seu pronunciamento na 60ª Assembléia-Geral da ONU, quando destacou o papel latino-americano desempenhado no Haiti, sob o comando do Brasil. Além disso, Amorim voltou a cobrar o repasse de recursos para obras de infra-estrutura no país. A comunidade internacional comprometeu-se em doar US$ 1,2 bilhão ao país.

Em nota, o Itamaraty, informa que a visita do ministro ocorre num momento histórico para as relações entre os dois países, pois a força de paz comandada pelo Brasil contribui na criação de um ambiente seguro para a realização de eleições democráticas e abertas à todas as correntes políticas do Haiti, bem como para a reestruturação econômica e a revitalização das instituições do Estado.

O ministério das Relações Exteriores também destaca que, dessa maneira, o Brasil reafirma o seu compromisso com a estabilidade, observância dos direitos humanos e a retomada do desenvolvimento no Haiti, conforme havia adiantado o chanceler Amorim em discurso na ONU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *