Relações Exteriores

Força Aérea Brasileira recebe dois helicópteros Bl
02/03/2011
Líder do PT na Câmara recebe diplomatas dos EUA e
02/03/2011

Chanceler brasileiro prepara visita de Dilma à Chi

Chanceler brasileiro prepara visita de Dilma à China

O ministro de Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota realizará visita oficial à China, nos dias 3 e 4 de março, ocasião em que manterá encontros com o Vice-Presidente, Xi Jinping, com o  Chanceler Yang Jiechi, e com o Ministro do Comércio, Chen Deming.

De acordo com o Itamaraty, a missão se insere no contexto da preparação da visita de Estado que a presidente da República fará à China, nos dias 13, 14 e 15 de abril, e de sua participação na III Cúpula dos BRIC, a se realizar na Província chinesa de Hainan.

O ministério de Relações Exteriores informa que durante os encontros com as autoridades chinesas, o chanceler brasileiro discutirá os principais temas da agenda bilateral (comércio, investimentos e cooperação em ciência e tecnologia), assim como questões internacionais de interesse comum.

O Brasil acaba de entregar a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas à China.

Os empresários brasileiros reclamam que o baixo preço dos produtos chineses prejudica o mercado nacional. Patriota disse que há articulações para fechar mais parcerias, envolvendo exportações de minério de ferro e aço do Brasil.

Segundo a Câmara de Comércio Brasil-China, as relações comerciais entre os dois países cresceram nos últimos anos 47,5% (ao ano), tendência que se repete nas relações dos chineses com vários países de economia emergente.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, com intercâmbio de US$ 56 bilhões em 2010, representando um crescimento de 55,1% em relação a 2009.

O saldo comercial é favorável ao Brasil, tendo alcançado mais de US$ 5 bilhões no ano passado.

Em 2010, a China foi o maior investidor estrangeiro no Brasil.

Da China, o ministro das Relações Exteriores segue para a Índia e o Sri Lanka.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *