Mundo

A crise síria e a nova agenda internacional
25/10/2017
Bolívia ignora “golpe” e busca nova relação com o Brasil
27/10/2017

Chanceler britânico defende acordo com Irã e conclama ao diálogo a Coreia do Norte

Marcelo Rech, especial de Londres

O Secretário de Estado do Reino Unido para Assuntos Estrangeiros e da Commonwealth, Boris Johnson, afirmou nesta segunda-feira, 23, na abertira da Chatham House Conference, que o sucesso do Tratado de Não-Proliferação Nuclear está na limitação da disseminação de armas nucleares.

O chanceler britânico expressou a sua confiança de que o acordo nuclear firmado entre os membros permanetes do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha (P5+1) pode ser preservado apesar do anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump de revê-lo.

Jonhson também exortou a Coreia do Norte a mudar seu curso atual e rejeitou os exemplos da Líbia e da Ucrânia como contestações para Kim Jong Un de desistir de seu programa nuclear. Disse ainda que o curso atual do líder norte-coreano representa a maior ameaça para seu regime.

Além disso, elogiou a China que estuda ajustar a sua política e pressionar a Coreia do Norte por uma solução diplomática para a crise naquela região. No entanto, Boris Johnson não descartou apoiar os Estados Unidos em relação à opção militar para a questão coreana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *