Brasília, 17 de junho de 2019 - 11h10
Chanceler falará sobre a agenda internacional do Brasil na CREDN

Chanceler falará sobre a agenda internacional do Brasil na CREDN

26 de março de 2019 - 10:26:07
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – Na próxima quarta-feira, 27, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, falará sobre a agenda internacional do Brasil em reunião de audiência pública a ser realizada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. A iniciativa é do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), presidente do Colegiado.

Na quarta-feira, 20, a CREDN aprovou ainda requerimento dos deputados Tadeu Alencar (PSB-PE) e Alessandro Molon (PSB-RJ), para que Araújo fale sobre a política de comércio exterior que está sendo implementada pelo Itamaraty. O ministro das Relações Exteriores também irá prestar esclarecimentos acerca das relações comercias e diplomáticas do Brasil com China, Cuba, Países Árabes, Estados Unidos e Europa e a defesa dos interesses nacionais, atendendo requerimento da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

De acordo com Bolsonaro, “a Política Externa Brasileira atravessa um momento de afirmação com uma reorientação que descola de vez o país do eixo bolivariano, no plano regional, e busca fortalecer a imagem do Brasil como ator confiável no plano global”, afirmou.

No encontro, Araújo deverá discorrer também sobre as mudanças na estrutura do Itamaraty, a situação atual do MERCOSUL e o estado das negociações para o estabelecimento de um Tratado de Livre Comércio com a União Europeia, a aproximação com os países da Aliança do Pacífico, além da posição do Brasil em relação à crise na Venezuela e a criação de uma nova plataforma de integração denominada PROSUL, entre outros.