Mundo

Integração Física
09/12/2016
Diplomacia
09/12/2016

Política

Chanceler mexicana afirma que o país é parte da solução e não problema para os EUA

Brasília – A Secretaria de Relações Exteriores do México, Claudia Ruiz Massieu, afirmou nesta quarta-feira, 7, que “não importa que problemas possa ter os Estados Unidos, o México é parte da solução”. Massieu também enfatizou que sobre a construção de um muro entre os dois países, anunciado pelo presidente eleito Donald Trump, “temos sido muito claros de que o México nunca considerará pagar por um muro que ponha barreiras entre ambos países”.

Na sua avaliação, “os Estados Unidos pode fazer muitas coisas as quais não nos opomos, mas não pagaremos por este, porque vai contra tudo que acreditamos que nossos países podem fazer juntos”, afirmou. A ministra descartou completamente qualquer negociação com Washington a respeito da obra.

Segundo ela, “podemos trabalhar juntos sobre como tornar mais segura a fronteira; podemos utilizar tecnologia e cooperação entre as agências de segurança e policiais”. Massieu também minimizou as ameaças de Trump de deportar dez milhões de imigrantes. “As tendências de migração entre México e Estados Unidos têm mudado. Hoje temos mais mexicanos regressando ao país que mexicanos ingressando nos Estados Unidos”, revelou.

O governo mexicano acredita que o nível de integração com os Estados Unidos é tão grande que aquele país também sentiria fortemente, inclusive com perda de competitividade e o aumento de preços de certos bens. “Por isso afirmamos que não importa que desafios ou problemas enfrente os Estados Unidos, o México é parte da solução”, concluiu a chanceler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *