Relações Exteriores

Seminário Brasil-União Européia irá discutir inova
15/06/2010
Relações do Brasil com Honduras suspensas
16/06/2010

Chanceler visita Europa do leste

Chanceler visita Europa do leste

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, visitará a Estônia, Polônia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Áustria e Romênia entre os dias 16 e 22 de junho.

 

De acordo com o Itamaraty, em Talim, capital da Estônia, onde iniciará seu roteiro, Celso Amorim manterá encontros com o Presidente Toomas Hendrik Ilves, o Primeiro-Ministro Andrus Ansip, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Urmas Paet.

 

No encontro com o chanceler estoniano, será discutido o incremento do comércio bilateral e assinado um Memorando de Consultas Políticas.

 

No dia 18, o ministro estará na Polônia, onde deverá se encontrar com o Vice-Primeiro Ministro, Waldemar Pawlak, o Ministro da Defesa, Bodgan Klich e o Presidente do Senado, Bodgan Borusewicz.

 

A visita se dará no contexto da celebração dos 90 anos de relações bilaterais entre Brasil e Polônia, completados no último mês de maio.

 

No dia 19, o chanceler brasileiro cumprirá programação em Sarajevo, retribuindo visita do Chanceler Sven Alkalaj.

 

Além de possibilidades de incremento do comércio e cooperação bilaterais, os ministros deverão repassar os principais temas da agenda internacional, uma vez que Brasil e Bósnia e Herzegovina ocupam atualmente assentos não-permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

 

Ele também se encontrará com  os presidentes rotativos do país, Haris Silajdžić, Željko Komšić e Nebojša Radmanović, além de outras autoridades e assinar acordo sobre isenção de vistos em passaporte comum.

 

No dia 20, Amorim visitará a Sérvia, atendendo a convite do Chanceler Vuk Jeremic.

 

Na oportunidade será discutida a ampliação da relação bilateral em áreas como agricultura, energia e comércio.

 

Deverão ser assinados Memorando de Consultas Políticas e acordos para a supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço e em passaportes comuns.

 

O ministro se encontrará ainda com o Presidente da Sérvia, Boris Tadic.

 

Em Viena, no dia 21, Celso Amorim fará palestra na Academia Diplomática de Viena e manterá encontros com o Presidente Heinz Fischer, o Primeiro-Ministro Werner Faymann, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Michael Spindelegger.

 

A convite do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Romênia, Teodor Baconschi, Amorim realizará visita a Bucareste no dia 22 de junho.

 

Os Chanceleres deverão examinar possibilidades de incremento do comércio bilateral e ampliação da cooperação nas áreas energética e tecnológica.

 

O Chanceler Baconschi esteve no Brasil nos dias 27 e 28 de maio participando do III Fórum da Aliança de Civilizações.

 

Na ocasião, foram firmados Acordos sobre Cooperação Econômica e Tecnológica e sobre Exercício de Atividades Remuneradas por Parte de Dependentes de Missão Diplomática e Repartições Consulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *