Brasília, 25 de maio de 2019 - 09h29

Comércio Exterior

08 de novembro de 2015 - 09:23:54
por: InfoRel
Compartilhar notícia:

Brasília - O governo paraguaio informou que os ministros de Relações Exteriores dos países que integram a Aliança do Pacífico e o Mercosul, se reunião em Assunção no final de novembro, com o objetivo de aprofundar o diálogo de convergência entre os dois blocos. Colômbia, Chile, México e Peru foram convidados pelo Paraguai que preside o Mercosul.



Dentro do bloco sul-americano, Uruguai e Paraguai solicitaram unilateralmente formar parte da Aliança do Pacífico na qualidade de países observadores, no entanto, existe a possibilidade de que os dois blocos possam firmar um acordo de associação. A proposta é defendida pela presidente do Chile, Michele Bachelet.



Em setembro, a presidente Dilma Rousseff, expressou em visita à Colômbia, que a Aliança do Pacífico e o Mercosul precisam convergir somando esforços e não dividindo energias em torno do processo de integração.



Enquanto o Mercosul patina nas negociações com a União Europeia em torno de um acordo de livre comércio, a Aliança do Pacífico avança em termos de livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas.