Mundo

Aliança Estratégica
30/11/2015
Relações bilaterais
03/12/2015

Integração

Chanceleres se reunirão em conferência ibero-americana em Cartagena

Brasília – Os ministros de Relações Exteriores dos 22 países que integram a Cúpula Ibero-americana, se reunirão no dia 12 de dezembro em Cartagena de Índias, Colômbia, para dar início às preparações para a próxima reunião de Chefes de Estado e de Governo do mecanismo, marcada para 2016, mas que ainda não teve sua sede decidida.

O país responde pela Secretaria Pro-Tempore da Cúpula, único mecanismo que reúne os países latino-americanos e caribenhos, mais Portugal e Espanha. Na oportunidade, os chanceleres irão definir a agenda do evento e avaliar a atual conjuntura regional e internacional. A reunião será antecipada por um encontro entre os coordenadores nacionais responsáveis da cooperação entre os países ibero-americanos.

Na última Cúpula realizada em 2014 em Veracruz, no México, foram emitidas onze declarações especiais, incluindo o apoio do mecanismo ao Processo de Paz colombiano. Em maio, o grupo se reuniu em Bogotá para eleger a embaixadora brasileira Mariangela Rebuá de Andrade Simões como a nova Secretaria-Adjunta Ibero-americana, com um mandato de quatro anos. Ela é esposa do novo embaixador do Brasil na Espanha, Antônio Simões, e desempenhará suas funções em Madri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *