Agenda

Comunicado Conjunto Brasil – Venezuela
28/04/2010
Para Time, Lula é o líder mais influente
29/04/2010

Chávez fica no poder por tempo indeterminado

Chávez fica no poder por tempo indeterminado

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou nesta quarta-feira, em Brasília, que permanecerá no poder por tempo indeterminado.

 

Segundo Chávez, ele não tem sucessor e a Constituição do país não define o prazo do seu mandato. Ele está no poder desde 1998.

 

No encontro com Lula, o oitavo desde que decidiram criar um mecanismo de reuniões presidenciais, foram assinados 21 acordos de cooperação técnica e econômica.

 

Os acordos contemplam o fornecimento de tecnologia para o aprimoramento da produção de milho, soja e carne até uma carta de intenções que se destina à questão dos sobrevôos nos dois países.

 

Os presidentes assinaram ainda um acordo entre o Banco da Venezuela e a Caixa Econômica Federal (CEF) para aumentar o acesso a serviços bancários nos dois países.

 

Também foi assinado um ato que define a ampliação da venda de nafta, um derivado de petróleo, da empresa brasileira Brasken para a Petróleos de Venezuela SA (PDVSA).

 

Atualmente, a empresa brasileira vende 500 mil toneladas do produto à Venezuela. O objetivo do novo acordo é aumentar as vendas para 750 mil toneladas.

 

Com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Lula e Chávez definiram que será realizada uma parceria para efetivar pesquisas agropecuárias na Venezuela e também para adiantar projetos que buscam a ampliação da colheita de soja na região de Valle de Quibor, no estado de Lara.

 

Além disso, os acordos de cooperação com o Brasil contribuem para minimizar as dificuldades energéticas enfrentadas pela Venezuela.

 

Lula e Chávez já se reuniram 19 vezes e o próximo encontro será no dia 4, em Buenos Aires, na Cúpula da Unasul. O último encontro será em dezembro, antes de Lula encerrar seu mandato.

 

O comércio bilateral entre os dois países envolve cerca de US$ 5 bilhões anuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *