Relações Exteriores

Cúpula África – América do Sul terá Placo de Ação
23/11/2006
Líder das FARC critica governo colombiano por tent
23/11/2006

Chávez terá encontro com Lula após eleições

Chávez terá encontro com Lula após eleições

No dia 7 de dezembro, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, terá encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

As duas chancelarias não divulgaram que temas serão discutidos pelos dois presidentes e fontes do Itamaraty não acreditam no cancelamento da viagem, o que só poderia ocorrer se Chávez perdesse as eleições, possibilidade descartada pela diplomacia brasileira.

O encontro vai ocorrer quatro dias após as eleições presidenciais na Venezuela. De acordo com o Itamaraty, o encontro está previsto há meses.

Segundo o chanceler Celso Amorim, um dia antes devem chegar vários ministros venezuelanos. Depois de vencer as eleições de outubro, Lula foi à Ciudad Guayana, na Venezuela, onde tornou explícito seu apoio à reeleição do amigo.

Lula afirmou que a reeleição de Chávez segue o mesmo processo de escolhas políticas feitas pelos brasileiros, bolivianos, argentinos e nicaragüenses.

As pesquisas mais recentes mostram o presidente 20 pontos percentuais à frente do atual governador do Departamento de Zulia, Manuel Rosales, que nesta quarta-feira se reuniu com observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O Brasil deverá enviar uma comissão de observadores integrada por parlamentares de vários partidos. Nesta quarta-feira, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado Nilson Mourão (PT/AC), para que seja constituída uma missão oficial da Casa às eleições venezuelanas.

Já a União Européia pretende enviar cerca de 80 observadores para as eleições que se realizam no dia 3 de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *