Agenda

Política
09/12/2016
Integração Regional
09/12/2016

Diplomacia

Chile apresenta candidatura para a Secretaria-Geral da ALADI

Brasília – O governo chileno apresentou a candidatura do embaixador Héctor Casanueva para o cargo de Secretário-Geral da Assoaição Latino-Americana de Integração (ALADI), organismo com sede em Montevidéu, para o período que vai de 2017 até 2020.

Criada pelo Tratado de Montevidéu de 1980, a ALADI é o maior organismo de integração regional em funcionamento com 13 países membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, todos vinculados por meio de acordos preferenciais e de complementação econômica que cobrem aproximadamente 90% do comércio de bens.

A ALADI propicia progressivamente a criação de uma área de preferências econômicas, com o objetivo de alcançar um mercado comum. Atualmente, representa um mercado de mais de 510 milhões de habitantes, 90% do PIB regional e do comércio exterior regional.

O chanceler do Chile, Heraldo Muñoz, destacou que esta candidatura mostra a vocação latino-americana do país e o seu compromisso com o processo de integração na região, baseado no conceito de “Convergência na Diversidade”.

Héctor Casanueva é o atual embaixador do Chile junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra e representa o país também na Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD); na  Organização Mundial de Propiedade Intelectual (OMPI); e junto ao Centro de Comércio Internacional (ITC). Entre 2000 e 2005 foi embaixador do Chile na ALADI e no MERCOSUL.

Casanueva é também professor convidado em cátedras de Relações Internacionais em diversas universidades da América Latina e Europa, e prega por uma “integração século 21” que aumente o comércio inter-regional e a inserção competitiva da região na nova globalização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *