Relações Exteriores

Brasil preocupado com Honduras e Venezuela
28/01/2010
Estados Unidos tem novo embaixador no Brasil
01/02/2010

Chile prioriza relações com o Brasil

Chile prioriza relações com o Brasil

O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, conversa na próxima semana (dia 12) como o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em Santiago, para deixar claro que as relações com o Brasil são prioritárias para o país.

Um dos mais ricos empresários do Chile, Piñera venceu o ex-presidente Eduardo Frei e rompeu com 20 anos de poder da esquerda.

Um dos objetivos de Sebastián Piñera é o incremento das relações comerciais entre os dois países e a ampliação do mercado brasileiro para os produtos chilenos.

Na avaliação do Itamaraty, as relações com o Chile não serão prejudicadas com a eleição de Piñera que conversou com o presidente Lula antes das eleições.

Amorim também deve se reunir com o chanceler Mariano Fernández.

A eleição de Sebastián Piñera ascendeu a luz vermelha no Planalto. A atual presidenta chilena, Michele Bachelet com mais de 80% de aprovação popular não conseguiu fazer o sucessor.

Candidata à sucessão de Lula, a ministra Dilma Roussef entende que o exemplo chileno deve servir de alerta para as esquerdas brasileiras.

Ela prega a unidade dos partidos de esquerda em torno de sua candidatura.

No Chile, a Consertação não conseguiu consenso em torno de um nome e três candidatos disputaram o pleito, facilitando a vitória de Piñera que teve 51,6% dos votos no segundo turno.

Em 2008, o Brasil investiu US$ 9 bilhões no Chile, o país latino-americano que mais recebe investimentos brasileiros.

O Chile importa petróleo, automóveis, ônibus e celulares e o Brasil compra cobre, salmão, frutas e vinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *