Agenda

Estratégia
19/08/2016
Comércio Exterior
23/08/2016

Política

China e Venezuela discutem estratégias de cooperação

Brasília – China e Venezuela discutiram a partir desta terça-feira, 16, estratégias de cooperação por meio da Comissão Mista de Alto Nível que se reúne em Caracas sob a coordenação da chanceler Delcy Rodríguez e o embaixador chinês naquele país, Zhao Bentang.

O governo venezuelano informou que a Comissão Mista pretende aprofundar as negociações em torno da cooperação nos âmbitos econômico, político e social. Venezuela e China mantém atualmente 445 acordos de cooperação nas áreas de energia, petróleo, educação, saúde, tecnologia, comércio, construção de casas, agroindústria, agricultura, infraestrutura, cultura e esportes.

A Comissão Mista Venezuela – China é presidida pelo vice-presidente venezuelano de Planejamento e Conhecimento, Ricardo Menéndez. Segundo ele, “a Venezuela aposta em um futuro e neste futuro está a China de forma permanente, caracterizado pela Agenda Econômica Bolivariana que é o nosso mapa do caminho traçado para enfrentarmos a conjuntura atual e modificarmos o modelo produtivo do nosso país”.

Ele destacou ainda que um dos pontos estratégicos da aliança Venezuela – China guarda relação com o estabelecimento das Zonas Econômicas Especiais  e as Zonas de Desenvolvimento Estratégico, que contaram com investimento integral de empresas chinesas.

Os dois países decidiram estreitar as relações há 15 anos por iniciativa do então presidente Hugo Chávez e atualmente, o comércio entre os dois países ascende aos US$ 10 bilhões. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *