Mundo

Política
05/12/2016
Geopolítica
05/12/2016

Geopolítica

China oferece apoio ao México em oposição às medidas anunciadas por Trump

Brasília – A China ofereceu apoio total ao México depois que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou que expulsará imigrantes do país e que construirá um muro na fronteira entre o México e os Estados Unidos. Para Pequim, a postura de Trump favorece ao fortalecimento das relações não apenas com o México, mas com toda a América Latina.

O governo chinês também acredita poder ganhar comercialmente com as ameaças de Trump de abandonar o Tratado Transpacífico de Cooperação Econômica e de renegociar o Tratado de Livre Comércio com o México e Canadá. De acordo com o embaixador chinês na Cidade do México, Qiu Xiaoqi, as relações entre China e México “estão em seu melhor momento”.

“Estamos dispostos a aumentar os esforços junto com a parte mexicana para injetar nova energia no desenvolvimento destas relações nos próximos anos e estamos convencidos de que a cooperação vai se fortalecer muito”, disse. Xiaoqi ressaltou ainda que a China quer promover o livre comércio em todo o mundo, sendo participante e promotor do processo de liberalização entre as nações.

Ele acredita que o México terá na China seu principal aliado na Ásia e que a cooperação bilateral já é bastante forte nos campos político, econômico, comercial, científico e tecnológico. O diplomata recordou ainda a recente visita do presidente Xi Jianping ao Equador, Peru e Chile, com o objetivo de reforçar os laços econômicos com a América Latina e lembrou que em 2017, serão comemorados os 45 anos das relações diplomáticas entre a China e o México. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *