Relações Exteriores

Extensão
15/04/2014
Fronteiras
15/04/2014

China quer parceria estratégica com Brasil e presi

China quer parceria estratégica com Brasil e presidente virá ao país em julho

Brasília – O presidente da China, Xin Jinping, se reuniu nesta terça-feira, 15, em Pequim com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e uma delegação de parlamentares brasileiros que estão na China desde domingo. Na oportunidade, revelou que virá ao país em julho para a cúpula dos BRICS em Fortaleza (CE) e estenderá a visita ao Congresso brasileiro.

Xin Jinping, afirmou que seu país quer uma parceria estratégica com o Brasil que seja exemplo para o resto do mundo.

Ele reafirmou o esforço do governo chinês em fortalecer a confiança mútua entre os dois países e impulsionar a cooperação nas áreas econômica, cultural e política.

Jianping disse que há um interesse grande, não somente do governo, mas de toda a sociedade chinesa em aprofundar as relações bilaterais com o Brasil, e lembrou que, em sua visita ao Brasil em 2009, teve uma excelente impressão do País e dos resultados das parcerias entre os dois países em projetos em execução.

Há dez anos o intercâmbio comercial entre China e Brasil não chegava aos US$ 5 bilhões. Atualmente, este volume está na casa dos US$ 85 bilhões. Para os dois países, estes números comprovam a vontade política de ambos de estreitarem suas relações.

O encontro de líderes dos BRICS está previsto para ocorrer em 15 de julho e concluída a cúpula, Xin Jinping ficará no Brasil por dois dias para uma visita de estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *