Agenda

Comércio
11/03/2015
Indústria
11/03/2015

Ciência & Tecnologia

Ciência sem Fronteiras e Suécia oferecem bolsas para projetos inovadores

Brasília – Estão abertas até o dia 15 de maio as inscrições para a chamada CNPq/CISB/SAAB 42/2014, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), que oferece 15 bolsas de estudos (dez para pós-doutorado e cinco para doutorado sanduíche) em universidades na Suécia. O edital é focado na área de aeronáutica, com ênfase em materiais e manufatura, eletrônica, tecnologia da informação e comunicação (TIC) e sistemas de engenharia mecânica.

Esta é a quarta chamada lançada com essa finalidade pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) em parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb) e a SAAB – empresa sueca de tecnologia voltada para os segmentos de Defesa e Segurança.

Além de ter a chance de desenvolver seus projetos em universidades de excelência, os pesquisadores contemplados poderão realizar estágios ou participar de projetos de pesquisa na SAAB.

As chamadas já levaram 25 pesquisadores brasileiros ao país europeu. "Na última edição, tivemos 108 inscrições, o que representa um crescimento de 350% em relação à anterior", conta Alessandra Holmo, managing director do Cisb. "Nossa meta é dar continuidade ao programa e focar nas áreas de maior interesse para o Cisb, a SAAB e dos nossos parceiros no Brasil e na Suécia".

Procedimentos

Os interessados devem se inscrever na plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/) até dia 15 de maio. Antes, porém, recomenda-se acessar a plataforma colaborativa do Cisb (https://swbcisb.induct.no), até 8 de maio, para conhecer e interagir com os grupos de pesquisas acadêmicos da Suécia e com os pesquisadores da SAAB, a fim de  enriquecer a proposta de projeto.

Cisb

Fundado em maio de 2011, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb) tem como objetivo identificar, desenvolver e apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que envolvam tecnologias avançadas em uma vasta gama de setores.

O modelo operacional é inspirado nos parques tecnológicos suecos e baseado nos princípios da inovação orientada por desafios, inovação aberta e hélice tripla. O Cisb atua como facilitador, catalisador e gestor da rede colaborativa formada pelos seus membros e parceiros dos dois países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *