Acordo militar da Colômbia com os EUA preocupa
30/07/2009
Comunicado Conjunto Brasil – Nigéria
30/07/2009

CLA prepara-se para lançamento de foguete

CLA prepara-se para lançamento de foguete

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) informou que no último dia 27, deu início a mais uma Operação FogTrein I, de lançamento de foguete.

O principal objetivo da FogTrein é lançar e rastrear dois Foguetes de Treinamento Básico (FTB), com telemetria na banda S, tendo como finalidade principal o treinamento de recursos humanos do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal (RN), além de manter a capacidade operacional dos meios técnicos e logísticos do CLA e, ainda, a obtenção de dados para qualificação e certificação dos referidos foguetes.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o Foguete de Treinamento Básico está sendo desenvolvido pela brasileira Avibras.

Com tecnologia 90% nacional, o FTB consiste em um foguete mono-estágio, não guiado, com 3,05m de comprimento, pesando 67,8Kgf incluindo 20,7Kgf de carga útil, seu motor propulsor é carregado com propelente sólido (combustível sólido), com uma fase de decolagem de 4 segundos, alcançando mais de 30km de altura e caindo em alto mar a mais de 16km da costa.

Participam da Operação FogTrein, engenheiros da Avibras, integrantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Uma cronologia simulada do lançamento do FTB está prevista para o dia 7 de agosto, entre 9h e 14h, dependendo exclusivamente das condições climáticas.

Esse simulado faz parte de uma série de testes realizados antes dos lançamentos em si, previstos para os dias 10 e 11 de agosto.

De acordo com a FAB, “o sucesso desses lançamentos é resultado do desenvolvimento de tecnologia aeroespacial brasileira, trazendo para o Brasil a oportunidade de capacitar os recursos humanos com objetivo de alcançar sua independência tecnológica”.

Nesse vôo, o Foguete Básico de Treinamento já está preparado para disponibilizar cinco quilos de carga útil para experimentos tecnológicos, além de instrumentos para acompanhamento das Estações de Telemedidas, preparando assim as equipagens para os próximos lançamentos.

VSB é certificado

No dia 6 de agosto, o Brasil apresentará a primeira certificação de um foguete de sondagem, o VSB-30, considerado pela Agência Espacial Sueca, como um produto de referência internacional.

O VSB-30 poderá ainda substituir o foguete inglês Skylark, que deixou de ser fabricado em 1979, depois de 266 lançamentos, os últimos em 2005.

Desenvolvido em parceria pelo Instituto IAE, que pertence ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, e o Centro Aeroespacial Alemão, o VSB-30 realizou seu primeiro vôo internacional em 2005.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2001 e contou com investimentos de cerca de R$ 5 milhões, dos quais, 40% pagos pela DLR da Alemanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *