Brasília, 15 de setembro de 2019 - 10h11
CNA discute acordo MERCOSUL – UE com embaixador europeu

CNA discute acordo MERCOSUL – UE com embaixador europeu

21 de agosto de 2019 - 12:10:08
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – A implementação do Tratado de Livre Comércio firmado entre o MERCOSUL e a União Europeia foi o principal tema da reunião entre o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, com o novo embaixador da União Europeia no país, o espanhol Ignacio Ybañez, nesta terça-feira, 20.

Na oportunidade, eles discutiram as potencialidades para o agro a partir da conclusão das negociações do acordo. “O acordo vai criar possibilidades que vão além da exportação. Os produtores rurais brasileiros terão a oportunidade de mostrar como a agropecuária brasileira é eficiente e tem capacidade para atender aos requisitos da União Europeia”, destacou João Martins.

O embaixador Ignacio Ybañez mencionou a cooperação entre os dois blocos econômicos e a importância do apoio de diversos setores da economia. “Teremos ótimos negócios para o Brasil e para os países da União Europeia. Nessa reunião, percebi que o agronegócio brasileiro está bem preparado e tem condições de competir no mercado global, de maneira particular nas oportunidades que serão criadas pela União Europeia”, afirmou.

João Martins aproveitou para apresentar vários projetos desenvolvidos pela CNA que são voltados à área internacional, como o AgroBrazil, programa de intercâmbio que leva adidos agrícolas de embaixadas do mundo todo para conhecer a realidade das regiões produtivas, e o Diplomatas no Campo, programa de aproximação com o setor agropecuário voltado para os alunos do curso de formação do Instituto Rio Branco.

Também acompanharam a reunião o presidente do Instituto CNA, Roberto Brant, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa/PB), Mário Borba, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul), Maurício Saito, a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra e o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi.