Brasil quer a Colômbia no Mercosul
24/01/2011
Minustah
24/01/2011

CNPq apóia projetos estratégicos entre Brasil e

CNPq apóia projetos estratégicos entre Brasil e Suíça

Com o objetivo de estimular a cooperação internacional entre Brasil e Suíça, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) lança seu primeiro edital de 2011.

De acordo com o ministério da Ciência e Tecnologia, serão investidos cerca de  R$ 3 milhões para apoiar a execução de projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, entre o CNPq e a Secretaria de Estado para Educação e Pesquisa da Suíça (SER), com a Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL).

A iniciativa é parte do Plano de Ação Brasil-Suíça 2009-2011, firmando pelos dois países em outubro de 2009.

Os projetos deverão abranger aos seguintes temas de interesse: Energia e Meio ambiente, com foco em “energias renováveis”; Saúde e Meio ambiente, com foco em “doenças negligenciadas” e “alimentação e nutrição funcional”.

Cada proposta poderá solicitar o valor máximo de R$ 350 mil para o financiamento da mobilidade internacional, bolsas de pós-doutorado e doutorado-sanduíche e outros custeios, com prazo de vigência do projeto em até 24 meses.

O pesquisador interessado em participar do Edital deve possuir título de doutor, ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, experiência em projetos de cooperação internacional e qualificação equivalente à de pesquisador “Categoria I” do CNPq, ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, residente no Brasil e ainda ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/), até 15 abril. A contratação das propostas aprovadas será feita partir de 1º de agosto de 2011.

A íntegra do Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/001.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *