Relações Exteriores

Economia
03/06/2014
Comércio Exterior
03/06/2014

Ciência e Tecnologia

CNPq celebra acordo de cooperação com agência da China

Brasília – O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, assinou na segunda-feira, 26, um acordo de cooperação com a National Natural Sciences Foundation of China (NSFC), que visa promover a realização de projetos de pesquisa conjuntos entre grupos dos dois países, além incentivar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores.

Na ocasião, foi estabelecido, ainda, o primeiro plano de trabalho, que inclui uma chamada pública para projetos de pesquisa nas áreas de energia (biomassa e renováveis), aeroespacial (bioastronáutica, materiais aeroespaciais, motores e combustão), ambiente (química de produtos naturais, formação, função e proteção da biodiversidade, ciências florestais e engenharia oceânica) e saúde (microrganismos patogênicos, vacinas, doenças infecciosas incluindo tuberculose e doenças tropicais e biotecnologia médica).

A chamada será precedida de workshop binacional com a participação de cientistas dos dois países atuantes nas áreas contempladas, que será realizado no Brasil.

Durante a visita do presidente do CNPq à sede da agência chinesa de fomento, foi discutida a importância estratégica da colaboração sino-brasileira em ciência, tecnologia e inovação, tendo em vista se tratar de países de economias emergentes e com escala e desafios comuns.

Oliva esteve em visita à China para participar da terceira reunião anual do Global Research Council, um fórum que congrega agências de fomento à pesquisa de todo o mundo.

A agência brasileira mantém cooperação com a China desde 1984, quando firmou acordo com a Academia de Ciências daquele país (CAS, na sigla em inglês) e possui, ainda, convênio com a Comissão Estatal de Ciência e Tecnologia da China (SSTC). No âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, o parceiro do governo federal no país asiático é o China Scholarship Council (CSC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *