Defesa

Modernização
18/03/2014
Helibras dá início à entrega dos helicópteros `Pan
18/03/2014

Indústria de Defesa

Colômbia entrega as últimas lanchas ao Brasil

Brasília – A Marinha do Brasil por meio do Comando do 9º Distrito Naval apresentou na Estação Naval do Rio Negro, as duas últimas lanchas-patrulhas de rio para o Comando da Marinha na Amazônia, desenhadas e construídas na Colômbia. As duas lanchas integram o pacote de um total de quatro embarcações adquiridas pelo Brasil em dezembro de 2012.

Na oportunidade, o Brasil firmou acordo com a colombiana Corporación de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo de La Industria Naval, Marítimo y Fluvial (COTECMAR ). Duas destas lanchas ficaram com o Exército.

O acordo é parte do esforço bilateral para consolidar a aliança tecnológica entre Brasil e Colômbia para reforçar a indústria de defesa sul-americana. Os dois países já caminham nesta direção desde a assinatura do acordo de cooperação que prevê a participação da Colômbia no desenvolvimento e aquisição do cargueiro KC-390 da Embraer.

As lanchas realizarão missões de patrulhamento e inspeção naval, transporte de tropas e operações anfíbias.

São embarcações que alcançam velocidade máxima de 27 nós, elaboradas em fibra de vidro, blindadas, com capacidade de reação rápida e fácil acesso a lugares com limitações de espaço e calado. Podem ainda utilizar diferentes sistemas de armas e calibres e possuem um lança-granadas embarcado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *