Relações Exteriores

A Lex Mercatoria: Entre o Costume Internacional e
18/06/2008
Comércio
25/06/2008

Colômbia prevê que Farc terá menos de três mil hom

Colômbia prevê que Farc terá menos de três mil homens até 2009

O governo colombiano acredita que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), terão menos de três mil guerrilheiros até 2009 se a taxa de desmobilizações for mantida no atual ritmo.

De acordo com o Alto Conselheiro para a Reintegração, Frank Pearl, somente neste ano, 1.506 combatentes se desmobilizaram e até o final do ano, esse número deverá subir para três mil.

Pearl afirmou que se a tendência for mantida em 2009, as Farc devem encerrar o ano com menos de três mil homens em armas. Atualmente, a guerrilha teria cerca de oito a nove mil guerrilheiros.

Ele enfatizou ainda que as desmobilizações resultam das ações de pressão exercidas pela força pública em todas as regiões do país e que obriga às Farc, manterem seus combatentes sob duras condições, sem abastecimento e sem logística.

Além disso, o governo da Colômbia aposta que os guerrilheiros estão se dando conta de que estão perdendo seus melhores anos de vida e que a guerra não vale a pena.

Frank Pearl assegurou que o programa de reintegração que dirige está pronto para receber a todos os membros das Farc e de outras organizações armadas que decidam se desmobilizar e reintegrarem-se à sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *