Brasília, 23 de outubro de 2018 - 05h41

Refugiados

21 de junho de 2016
por: InfoRel

Brasília - A Colômbia superou a Síria, país que está em guerra civil desde 2011, no número de deslocados internos com 6,9 milhões de pessoas, segundo a agência das Nações Unidas para os refugiados. Dados do ACNUR apontam que nas últimas três décadas, 14% dos colombianos abandonaram suas casas por conta da violência.



Síria com 6,6 milhões e Iraque com 4,4 milhões de pessoas deslocadas internas, ocupam o segundo e terceiro lugares respectivamente. Para Martin Gottwald, representante do ACNUR na Colômbia, “esta é uma cifra enorme e se não se reitegra esta população deslocada, não haverá paz”, disse.



O conflito armado vivido pela Colômbia há mais de 50 anos e que envolve guerrilhas, paramilitares e as forças públicas, é a primeira causa do deslocamento interno. No entanto, as negociações de paz iniciadas em 2012 entre o governo colombiano e as FARC, tem diminuído significativamente as pressões contra a população civil.



Por outro lado, a Colômbia ainda sofre com a violência provocada pelas organizações criminosas narcotraficantes e de grupos armados ilegais, com impacto direto na violação dos direitos humanos.



Em 2015, 150 mil colombianos tiveram de abandonar suas casas e apenas nos seis primeiros meses de 2016, outros 100 mil foram forçados a seguir o mesmo caminho. Cerca de 80% dos deslocados internos na Colômbia vivem em situação de pobreza e 30% deles na indigência.



O conflito interno colombiano também já deixou 260 mil mortos e 45 mil desaparecidos, entre vítimas de sequestros, violência sexual e recrutamento de menores. 


Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...