Agenda

Países amazônicos vão trabalhar para erradicar min
24/03/2012
Brasil oferece Unidades de Polícia Pacificadora à
24/03/2012

Colômbia tem tudo pronto para Cúpula das Américas

Colômbia tem tudo pronto para Cúpula das Américas

Brasília – O governo colombiano tem tudo pronto para receber entre 9 e 15 de abril, mais de 8 mil integrantes oficiais e convidados para a VI Cúpula das Américas que acontece em Cartagena de Índias. Chefes de Estado e de Governo de 34 países, mais de 1,3 mil jornalistas estrangeiros e representantes de mais de 500 multinacionais, líderes sociais, trabalhadores e indígenas, estarão na cidade para os eventos oficiais e paralelos.

A Colômbia preparou uma agenda de discussão focada em cinco temas: pobreza, segurança, desastres naturais, acesso e uso de novas tecnologias e integração física das Américas.

De acordo com a ministra das Relações Exteriores da Colômbia, María Ángela Holguín, o país propôs temas que permitam à Cúpula das Américas, produzir resultados tangíveis em relação às necessidades e prioridades dos povos das Américas.

Segundo ela, “o encontro será fechado com uma declaração política curta e concisa, orientada a ação mediante mandatos concretos, possíveis de serem medidos e realizáveis”.

Uma das preocupações da Colômbia é que os projetos incluídos na Declaração de Cartagena tenham disponíveis os recursos necessários para as suas execuções.

Paralelamente à Cúpula das Américas, será realizada a Cúpula Social, entre 9 e 13 de abril, com a participação de 7 mil pessoas que assistiram 25 foros preparatórios em diferentes países, em consultas virtuais e reuniões realizadas em Washington.

O resultado das discussões será levado aos Chefes de Estado e de Governo para que sejam incluídos na Declaração Final da Cúpula das Américas.

Nos dias 13 e 14 de abril, será realizada a Cúpula Empresarial que terá a participação de representantes de 500 multinacionais e empresas dos setores bancário, tecnológico, de comunicações, petróleo, serviços, manufaturados e de minérios.

É a primeira vez em seis edições que a Cúpula das Américas insere o setor empresarial nas discussões sobre o desenvolvimento e a economia da região.

O encontro empresarial terá a presença dos presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Brasil, Dilma Rousseff.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *