Agenda

Projeto Estratégico
29/09/2016
Cooperação Militar
29/09/2016

Geopolítica

Comandante da Força de Submarinos participa de Simpósio de Segurança e Defesa no Peru

Brasília – O contra-almirante Oscar Moreira da Silva Filho participou entre 12 e 15 de setembro, em Lima, no Peru, do III Simpósio Internacional de Segurança e Defesa, promovido pela Marinha de Guerra daquele país por meio da Escola Superior de Guerra Naval.

Silva Filho atuou como expositor ao lado de palestrantes de prestígio internacional em uma série de conferências, cujo objetivo foi reexaminar o conceito de segurança multinacional e reforçar o compromisso do poder naval na salvaguarda e desenvolvimento das nações. Destaque especial para o painel "Força de Submarinos: Poder vigente projetado para o futuro".

O Comandante da Força de Submarinos enfocou o emprego da arma pela Marinha do Brasil, dentro da Estratégia Nacional de Defesa. Para tanto, apresentou um breve histórico sobre o papel da Força em seus 100 anos de atuação, além de traçar um panorama de seu presente e futuro, que passa pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e prevê a construção de quatro novos submarinos convencionais e o primeiro submarino com propulsão nuclear brasileiro.

De acordo com a Marinha, o evento contou ainda com a participação de comandantes das Forças de Submarinos da Alemanha, dos Estados Unidos e do Peru, além de autoridades políticas, intelectuais e representantes de universidades e escolas de guerra de renome internacional.

“Durante os quatro dias de evento, tivemos a oportunidade de prover o intercâmbio de experiências e aumentar o conhecimento de assuntos relevantes para a Segurança e Defesa de nossas instituições e países”, afirmou o Comandante Geral da Marinha de Guerra do Peru, almirante Edmundo Deville del Campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *