Defesa

Soberania
19/05/2005
FIPA
19/05/2005

Aeronáutica

Comandante poderá ser convocado a explicar compra de aviões

O Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Luiz Carlos Bueno, poderá ser convocado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, para prestar esclarecimentos sobre a compra de oito aviões P-3A Orion de patrulha marítima e 12 aeronaves de transporte, C-295.

Os aviões P-3 foram adquiridos dos Estados Unidos, são dos anos 60 e passarão por uma revitalização que será realizada pela empresa espanhola EADS/Casa. O contrato foi aprovado pelo Senado e já assinado pelos executivos espanhóis e o Comando da Aeronáutica.

O deputado Francisco Dornelles [PP-RJ], apresentou requerimento que será apreciado na próxima semana. Dornelles cobra do governo, a compra de aviões fabricados no país. Segundo ele, essa foi a promessa feita pelo então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002.

“O valor da compra dos aviões C-295 e P3 é de apenas US$ 2 milhões inferior aos recursos – US$ 700 milhões – que seriam destinados à aquisição de novos caças de defesa aérea da FAB. A concorrência internacional aberta em 2000 para escolher os supersônicos foi encerrada em fevereiro sem que nenhuma decisão tivesse sido tomada”, explicou o deputado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *