Brasil

Política
22/03/2017
Comércio Exterior
22/03/2017

Comércio Exterior

Comitê Automotivo Bilateral Brasil-Argentina se reúne em Buenos Aires

Brasília – Nos dias 16 e 17 de março, reuniram-se em Buenos Aires, os representantes do Comitê Automotivo Bilateral dos governos argentino e brasileiro. A delegação brasileira foi chefiada pelo secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Igor Calvet.

De acordo com o MDIC, as partes dialogaram sobre a visão de futuro para a indústria automotiva e a integração produtiva regional de modo a promover o desenvolvimento de uma plataforma produtiva comum mediante ações conjuntas de ambos governos.

No âmbito do Comitê Automotivo também deliberou-se sobre a realização de avaliações, de forma coordenada, das possibilidades e impactos das negociações comerciais com terceiros mercados. Ainda, foram criados dois Grupos de Trabalho, com vistas a avançar no Plano de Ação previsto no Protocolo Adicional ao ACE 14.

O primeiro Grupo tratará de temas relacionados a políticas setoriais e acesso ao mercado das partes, com destaque para a atualização da lista de produtos automotivos cobertos pelo Acordo e a discussão sobre regra de origem para marcas premium. O segundo grupo tratará de convergência regulatória no setor automotivo e visa avançar na harmonização de normas técnicas para segurança veicular e emissões.

Com o objetivo de acompanhar os avanços na integração produtiva entre os dois países, o secretário Igor Calvet visitou, no dia 16 de março, a fábrica da Metagal Indústria e Comércio Ltda. na Argentina, empresa de capital brasileiro que lidera o mercado de espelhos automotivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *