Relações Exteriores

A Defesa na Agenda Nacional: O Plano Estratégico d
26/08/2008
Brasil e Chile vão isentar zonas francas
27/08/2008

Comunicado Conjunto Brasil – Austrália: uma Parcer

Comunicado Conjunto Brasil - Austrália: uma Parceria Reforçada

O Governo australiano recebeu, com satisfação, a visita oficial à Austrália, no período de 26 a 28 de agosto de 2008, do Ministro Celso Amorim.

A visita foi a primeira realizada por um Ministro brasileiro à Austrália desde a eleição do Governo Kevin Rudd e a segunda realizada à Austrália pelo Embaixador Celso Amorim na qualidade de Ministro das Relações Exteriores.

O Ministro Amorim manteve encontros com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Stephen Smith, e com o Ministro do Comércio Exterior, Simon Crean. Ele também foi recebido em audiência pelo Primeiro Ministro Kevin Rudd.

Os Ministros Amorim e Smith passaram em revista as relações bilaterais e trocaram idéias sobre temas multilaterais, inclusive sobre a revitalização da Rodada Doha, mudança climática, reforma das Nações Unidas e progressos em Timor-Leste.

Os Ministros concordaram em que as relações entre o Brasil e a Austrália devem ser reforçadas de forma a refletir o crescente interesse na ampliação e no aprofundamento dos vínculos entre os dois Governos, as comunidades empresariais e os povos das duas nações.

Para tanto, os Ministros trabalharão juntos com vistas a aumentar o nível de engajamento e cooperação entre o Brasil e a Austrália.

Como primeiro passo, os Ministros desenvolverão um Plano de Ação para elevar as relações bilaterais a uma Parceria Reforçada, que será submetido à consideração do Senhor Presidente da República e do Primeiro-Ministro australiano.

Nesse sentido, os Ministros enfatizaram a intenção do Presidente Lula e do Primeiro-Ministro Rudd de trocarem visitas bilaterais.

Os Ministros acordaram instruir suas Chancelarias a darem início imediatamente à tarefa de identificação de elementos do Plano de Ação para explorar a cooperação em comércio e investimentos, agricultura, mineração, energia, ciência e tecnologia, educação, esportes, cultura e outras formas de relacionamento entre australianos e brasileiros.

Foi sublinhado o importante papel da sociedade civil e da comunidade empresarial em assegurar o êxito de tal processo.

Os Ministros também reconheceram o compromisso do Brasil com a integração regional da América do Sul e da Austrália com a região Ásia-Pacífico.

Concordaram em trabalhar conjuntamente no intuito de promover vínculos mais fortes entre as duas regiões.

O Plano de Ação procurará, ademais, reforçar a cooperação existente em foros multilaterais, inclusive no âmbito das Nações Unidas e da Organização Mundial de Comércio.

O Ministro Amorim convidou os Ministros Smith e Crean a visitarem o Brasil. Ambos os Ministros aceitaram o convite e estão examinado possíveis datas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *