Relações Exteriores

O Brasil no Mundo: deveres e responsabilidades no
25/10/2012
Brasil investe R$162 milhões em navio de pesquisas
25/10/2012

Comunicado Conjunto Brasil – Canadá

Comunicado Conjunto Brasil - Canadá

“Temos prazer em relatar que nos encontramos hoje para o I Diálogo de Parceria Estratégica. O Diálogo foi anunciado pelo Primeiro-Ministro Stephen Harper e pela Presidenta Dilma Rousseff durante a visita oficial do Primeiro-Ministro ao Brasil, em agosto de 2011.”

“O Diálogo nos proporcionou a oportunidade de trocar percepções acerca de nossa agenda de cooperação bilateral, bem como questões internacionais atuais. Dedicamos especial atenção às questões de paz e segurança no Oriente Médio, incluindo Síria, Irã e o processo de paz no Oriente Médio, e buscamos identificar interesses e abordagens comuns. Também discutimos assuntos multilaterais, incluindo o papel das Nações Unidas em fomentar a cooperação internacional em áreas como assistência humanitária, democracia e direitos humanos, desenvolvimento sustentável e segurança internacional.”

“Reafirmamos o relacionamento sólido e vibrante entre Brasil e Canadá e temos prazer em registrar medidas recentes que fizeram avançar nossa relação, tais como o lançamento do Fórum de Líderes Empresariais Brasil-Canadá, as negociações em andamento de um acordo de cooperação em matéria de defesa e os progressos no contexto do Acordo Quadro Brasil-Canadá para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação.”

“Constatamos, com grande satisfação, uma intensa cooperação bilateral em educação. Neste contexto, temos prazer em ressaltar os esforços envidados, pelo Brasil, no sentido de expandir oportunidades educacionais por meio de programa de bolsas de estudo Ciência Sem Fronteiras e a oferta canadense de receber 12.000 estudantes universitários brasileiros nos próximos quatro anos, no âmbito daquele programa. Cerca de 1.000 estudantes, beneficiários do programa, já chegaram ao Canadá. Somam-se a essa cooperação mais de 200 acordos já existentes entre nossas instituições educacionais, com o objetivo de facilitar o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores de ambos os países.”

“Estamos confiantes de que novas iniciativas – tais como o Diálogo sobre Energia Brasil-Canadá e os planos de criar um diálogo para cooperação espacial, bem como a decisão de manter consultas sobre assistência humanitária – promoverão a ampliação da cooperação estratégica em uma ampla gama de áreas entre Brasil e Canadá.”

“Concordamos que visitas de alto-nível contribuem para reforçar nossas relações e interação. Destacamos as visitas oficiais ao Brasil do Primeiro Ministro Harper, em agosto de 2011, e do Governador David Johnston, Governador Geral do Canadá, em abril de 2012, bem como a esperada visita ao Canadá da Presidenta Rousseff. Desejamos aprofundar nossas relações e saudamos a intensificação de parcerias entre nossos países, para que, juntos, enfrentemos os desafios e oportunidades do século 21.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *