Brasília, 21 de outubro de 2018 - 07h18

Comunicado Conjunto Brasil – China

19 de janeiro de 2009
por: InfoRel
A convite do Ministro de Estado das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Celso Amorim, visitou o Brasil, no perà­odo de 18 a 20 de janeiro, o Ministro de Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Yang Jiechi.

O Ministro Yang Jiechi foi recebido em audiência pelo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil. O Presidente Lula confirmou sua intenção de visitar a China proximamente, reiterou convite para que o Presidente Hu Jintao visite o Brasil e manifestou ainda as boas-vindas à  visita ao Brasil do Vice Presidente da RPC, Xi Jinping, prevista para o ano em curso.

Em reunião de trabalho, os dois Chanceleres avaliaram positivamente o significativo desenvolvimento da relação bilateral. Ressaltaram a importância que o estreito intercâmbio e as trocas de visitas de alto nà­vel têm na promoção do desenvolvimento de ambos os paà­ses e no aprofundamento da Parceria Estratégica Brasil-China.

Os Ministros reiteraram o entendimento de que a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nà­vel de Concertação e Coordenação (COSBAN) realizará sua II Reunião, em Brasà­lia, no ano em curso.

As duas Partes manifestaram a intenção de promover o desenvolvimento equilibrado e dinâmico em suas relações econômico-comerciais, para expandir e diversificar o comércio bilateral, para estimular e promover os investimentos recà­procos, para ampliar substancialmente a cooperação e para revigorar, de forma constante, o relacionamento bilateral.

As duas Partes acordaram iniciar a discussão de um Programa de Trabalho de Longo Prazo Brasil-China, com vistas a fortalecer a cooperação em todos os setores do relacionamento, em benefà­cio mútuo.

Os dois Chanceleres entendem que os dois paà­ses compartilham amplo consenso em torno de temas importantes das agendas regionais e internacional.

As duas Partes manifestaram a intenção de aprofundar o diálogo estratégico e manter estreita coordenação e colaboração a respeito da crise financeira internacional, a reforma do sistema financeiro internacional, a reforma das Nações Unidas, a revitalização da Rodada Doha e a cooperação entre paà­ses em desenvolvimento, entre outros.

Brasil e China acolheram positivamente o anúncio do cessar-fogo decretado pelas partes envolvidas no conflito na Faixa de Gaza. Brasil e China sublinham ser fundamental o pleno cumprimento de todas as resoluções do Conselho de Segurança a respeito da situação na Palestina, em particular, neste momento, a Resolução 1860 (2009).

O Chanceler Yang Jiechi convidou o Chanceler Celso Amorim a visitar a China, no mais breve prazo no ano em curso, convite que foi aceito, com satisfação, pelo Ministro Celso Amorim.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...