Brasília, 17 de novembro de 2018 - 05h53

Comunicado Conjunto Brasil – Suriname

20 de dezembro de 2010
por: InfoRel
Compartilhar notícia:

Por ocasião da XL Cúpula do Mercosul (Foz do Iguaçu, 16 e 17 de dezembro de 2010), os Presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Suriname, Desirée Delano Bouterse, reuniram-se para examinar a agenda bilateral.



O Presidente Bouterse agradeceu ao Presidente Lula o envio, nos últimos dois meses, de missões multidisciplinares de alto nível do Brasil ao Suriname, chefiadas pelo Secretário-Geral e pelo Subsecretário de América do Sul, Central e Caribe (SGAS) do Ministério das Relações Exteriores, e integradas por representantes do governo federal, de autarquias e de centros acadêmicos.



A intensificação dos contatos das autoridades dos dois países propiciou a elaboração, durante a visita do SGAS, de “Programa de Trabalho” que prioriza projetos bilaterais estruturantes, no marco do qual já foram gerados os seguintes resultados concretos:



1 – Biocombustíveis



 Assinatura, no dia 16 de dezembro, em Foz do Iguaçu, de Memorando de Entendimento voltado a auxiliar o desenvolvimento de indústria local surinamesa de biocombustíveis, em especial de etanol.



2 - Cooperação no Setor de Mineração



 Assinatura, no dia 16 de dezembro, em Foz do Iguaçu, do Ajuste Complementar para a Implementação do Projeto “Mapeamento da Geodiversidade/Geológico na Fronteira Brasil-Suriname”, cuja finalidade consiste em desenvolver o conhecimento sobre a geologia, a geofísica e a geodiversidade da região.



3 – Cooperação no Setor Agrícola



Assinatura, no dia 16 de dezembro, em Foz do Iguaçu, do Ajuste Complementar para Implementação do Projeto de Treinamento em Produção e Industrialização de Vegetais, o qual permitirá treinar técnicos surinameses em processamento e embalagem de produtos de olericultura. 



4 – Cooperação em Saúde



Assinatura, no dia 16 de dezembro, em Foz do Iguaçu, do Ajuste Complementar em matéria de capacitação para o Departamento de Micologia e Bacteriologia do Suriname, o qual ensejará a transferência de boas práticas, com vistas a aumentar a eficiência na detecção de doenças fúngicas e bacterianas de cultivos.



5 - Integração Física



 Realização, nos dias 22 e 23 de novembro, na cidade de Belém, de reunião técnica para discutir as pré-condições para futura construção de Estrada Norte-Sul.



Os Presidentes sublinharam a importância de realizar, nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2011, reunião de seguimento sobre o tema, na cidade de Manaus.



6 – Cooperação em Defesa



Doação, em outubro, de sete contêineres habitáveis às Forças Armadas do Suriname.



Os Presidentes congratularam-se pelo anúncio de que, em janeiro de 2011, deverá ser realizada missão brasileira ao Suriname com objetivo de identificar projetos prioritários de cooperação na área de defesa.



7 – Cooperação no Setor Educacional



Contratação de dois professores adicionais pelo Centro Cultural Brasil-Suriname (CCBS), a qual permitirá que maior número de estudantes surinameses se candidatem a bolsas de estudos em universidades brasileiras, no marco do Programa de Estudantes Convênio de Graduação e de Pós-Graduação (PEC-G e PEC-PG).



Reiteraram a necessidade de levar adiante projetos nas seguintes áreas:



1 - Grupo de Trabalho sobre Temas Migratórios e Consulares



Ressaltaram que a I Reunião do Grupo de Trabalho sobre Temas Migratórios e Consulares, a ser realizada em março de 2011, permitirá encaminhar as demandas da comunidade de brasileiros no Suriname.



2 – Cooperação no Setor Energético



Lembraram que eventual elaboração de inventário hidrológico do Suriname ajudaria a identificar as regiões com maior potencial para a produção sustentável de energia elétrica.



Ressaltaram a importância da futura realização, em Paramaribo, pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) de Seminário sobre Regulação no Setor Petrolífero, voltado a funcionários de governo e técnicos da empresa surinamesa Staatsolie.



3 – Cooperação Técnica



Assinalaram a relevância de ampliar o programa bilateral de cooperação técnica, que constitui ferramenta fundamental para o adensamento das relações bilaterais, notadamente nas áreas de agricultura, estatística e promoção da igualdade racial e de gênero.



4 - Comércio



Reiteraram a importância de que seja realizada missão da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) ao Suriname, com vistas a identificar projetos comerciais, tanto voltados ao mercado surinamês, como para terceiros países.



5 - Interconexão Aérea e Marítima



Lembraram a importância de estabelecer novas linhas de navegação de cabotagem entre Brasil e Suriname, a fim de diminuir os custos de logística e estimular o comércio na região.



Salientaram, com o mesmo propósito, a necessidade de examinar meios para incentivar companhias aéreas de ambos os países a ampliar as freqüências de vôos de passageiros e de carga entre os dois países.



6 – Cooperação na Área Agrícola



Ressaltaram a importância de realizar, em 2011, missão técnica voltada a identificar possibilidades de cooperação bilateral na área agrícola.

Assuntos estratégicos

Especialistas apoiam adesão do Brasil à Convenção Internacional contra o Terrorismo Nuclear

Especialistas apoiam adesão do Brasil à Convenção Internacional contra o Terrorismo Nuclear

Brasília – Com cerca de 30 instalações nucleares e 3.000 fontes de...
Brasil firma acordo para facilitar exportação de alimentos para a China

Brasil firma acordo para facilitar exportação de alimentos para a China

Brasília - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações...
Câmara de Comércio Árabe Brasileira quer trabalhar com governo do Brasil

Câmara de Comércio Árabe Brasileira quer trabalhar com governo do Brasil

Brasília – Apesar do anúncio feito pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, de...
Política Externa do novo governo desata críticas ao presidente eleito

Política Externa do novo governo desata críticas ao presidente eleito

Brasília – Os primeiros anúncios feitos pelo presidente da República...
CREDN realizará audiência sobre a importância da Inteligência de Estado para o Brasil

CREDN realizará audiência sobre a importância da Inteligência de Estado para o Brasil

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional...
Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...