Relações Exteriores

Tropa do Exército Canadense chega em Cuiabá para c
20/04/2013

Comunicado Conjunto MERCOSUL-Guiana

Em cumprimento a Decisão Ministerial por ocasião da Cúpula do MERCOSUL em Brasília, em dezembro de 2012, Delegação do MERCOSUL, chefiada pela Presidência Pro Tempore uruguaia, realizou visita a Georgetown em 12 de abril de 2013, com vistas a discutir caminhos para intensificar a relação entre MERCOSUL e Guiana, particularmente em relação aos passos para a adesão do país como Estado Associado do Bloco.

A Delegação do MERCOSUL fez apresentação sobre o arcabouço institucional, as relações comerciais e os fluxos de comércio do Bloco. As autoridades do MERCOSUL e da Guiana analisaram questões relativas à estrutura e ao funcionamento do Bloco, bem como os requisitos, direitos e obrigações de um Estado Associado.

A Delegação do MERCOSUL comprometeu-se a encaminhar à Guiana, até 26 de abril, minuta de Acordo-Marco de Associação ao Bloco, abordando matérias políticas, econômicas, comerciais, culturais, de desenvolvimento produtivo e de outras áreas de cooperação.

As partes concordaram em se empenhar para concluir o Acordo-Marco de Associação até a próxima Cúpula do MERCOSUL, em Montevidéu, em junho de 2013.

Georgetown, 12 de abril de 2013