Relações Exteriores

4 de Julho
19/06/2006
Gás boliviano: negociações só em julho
19/06/2006

Comunicado dos Chanceleres da Argentina, Brasil, P

Comunicado dos Chanceleres da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela sobre Negociações na OMC

Os Ministros coincidiram quanto à necessidade de se obter resultado exitoso nas negociações comerciais multilaterais da chamada “Rodada do Desenvolvimento de Doha” da Organização Mundial do Comércio, que atualmente entrou em etapa de definição em Genebra.

Os Ministros indicaram que, até o momento, os países desenvolvidos apresentaram ofertas modestas em agricultura, enquanto pressionam para obter reduções excessivas para as tarifas de bens industriais (NAMA) e em matéria de serviços.

Os Ministros consideraram essencial que a Rodada Doha garanta benefício claro para os países em desenvolvimento, para o que é necessário incrementar o acesso aos mercados para os produtos agrícolas, eliminar os subsídios à exportação e reduzir consideravelmente os subsídios distorcivos que são aplicados nesse setor.

O acesso ao mercado na esfera industrial deverá corresponder, conforme o parágrafo 24 da Declaração Ministerial de Hong Kong, ao nível de ambição em agricultura e ter em conta a reciprocidade menos que plena e o tratamento especial e diferenciado para países em desenvolvimento.

Buenos Aires, 16 de junho de 2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *