Relações Exteriores

Geopolítica
22/07/2015
Comércio Exterior
22/07/2015

Comércio Exterior

Comunicado Ministerial Brasil-Peru

A Ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Magali Silva, e o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Armando Monteiro, reunidos em Lima, em 21 de julho, destacaram, à luz dos avanços que se vêm construindo no diálogo Brasil-Peru, a decisão de implementar uma agenda renovada e ampliada para a relação econômico-comercial bilateral. Coincidiram quanto à importância da não aplicação de restrições ao comércio bilateral e de avançar em uma negociação para o aprofundamento do Acordo de Complementação Econômica Nº 58 (ACE-58), a fim de melhorar o acesso real e amplo aos mercados e aumentar o intercâmbio comercial. Também acordaram promover a expansão temática da relação econômico-comercial.

Nesse sentido, os Ministros decidiram negociar acordos em matéria de serviços, compras governamentais, investimento, facilitação do comércio e promover a aceleração dos cronogramas de desgravação tarifária no marco do ACE-58. Ademais, reiteraram seu compromisso para evitar a aplicação de medidas não tarifárias restritivas ao comércio.

Os Ministros concordaram em promover novos espaços de encontros comerciais entre pequenas e médias empresas de ambos os países, para potencializar as oportunidades de negócio.

As relações econômico-comerciais entre Brasil e Peru apresentam amplo espaço a ser explorado. Em 2014, o fluxo comercial bilateral foi de US$3,5 bilhões, sendo o Brasil o terceiro maior parceiro comercial do Peru. Ademais, o Brasil é o terceiro provedor comercial e o quinto mercado de destino das exportações peruanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *