Opinião

Memorando Brasil-Colômbia-Peru para o combate aos
23/07/2008
Fronteiras
23/07/2008

Comunicado Tripartite Brasil-Colômbia-Peru

Comunicado Tripartite Brasil-Colômbia-Peru

O Presidente da República da Colômbia, Álvaro Uribe Vélez, o Excelentíssimo Senhor Luiz Inácio Lula Da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil e o Excelentíssimo Senhor Alan García Pérez, Presidente da República do Peru, reuniram-se na cidade de Letícia, Colômbia, por ocasião do 198º aniversário da independência da República da Colômbia.

Durante a reunião, revisaram assuntos de interesse comum para as três nações. Em particular, os Presidentes abordaram temas relacionados à segurança, à infra-estrutura para a integração e o desenvolvimento da zona fronteiriça comum.

Os mandatários trocaram opiniões sobre a situação regional. Em tal sentido, destacaram a subscrição do Tratado Constitutivo da União das Nações Sul Americanas – UNASUL – e reiteraram sua vontade e seu compromisso em avançar na construção de um espaço de integração e de união regional.

Os Presidentes coincidiram na importância de que se reveste a rede fluvial amazônica, como via para a integração, a complementação econômica e o desenvolvimento regional.

Igualmente, estiveram de acordo que as instâncias técnicas pertinentes estudem a navegabilidade do Rio Putumayo e sua articulação com o eixo Amazonas-Pacífico.

Os mandatários decidiram convocar a Primeira Reunião Tripartite de Coordenação Fronteiriça de Instituições Colombianas, Brasileiras e Peruanas na luta contra as drogas, durante o segundo semestre de 2008, na cidade de Iquitos, Peru.

Os mandatários, convencidos da necessidade de contar com um mecanismo que melhore a coordenação, cooperação e eficiência das operações fluviais e do controle de rios fronteiriços e/ou comuns, saudaram a subscrição do Memorando de Entendimento entre o Governo da República de Colômbia, o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Federativa do Peru para Combater as Atividades Ilícitas nos Rios Fronteiriços e/ou Comuns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *