Relações Exteriores

Pantera
24/12/2009
Água – O Futuro Estratégico do Brasil, ou Problema
29/12/2009

Conflito árabe-israelense na agenda brasileira

Conflito árabe-israelense na agenda brasileira

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, estará no Cairo nos dias 27 e 28 quando se reunirá com o presidente egípcio Hosni Mubarak.

Na pauta, além das relações bilaterais, a situação do Oriente Médio.

Amorim também terá reuniões com o chanceler Ahmed Aboul Gheit e com o Secretário-Geral da Liga dos Estados Árabes, Amre Moussa.

Em janeiro, o Brasil assume pela décima vez uma cadeira como membro não permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

Um dos temas que poderão voltar a merecer as atenções do organismo é justamente o conflito árabe-israelense.

Os palestinos pretendem apresentar através da Liga Árabe, uma proposta de reconhecimento do Estado Palestino.

Contam com o apoio do Brasil para que a tarefa seja exitosa.

Em março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza viagem oficial à região. Ele deve visitar Israel, Palestina e Jordânia, mas é possível que estenda o roteiro até o Egito.

O objetivo da viagem de Lula é justamente situar o Brasil como um interlocutor potencial para a retomada das negociações entre as partes.

Desde 2005 que o governo brasileiro defende a participação de novos atores nas negociações de paz. Para Lula, os Estados Unidos já não têm mais a credibilidade dos dois lados.

Durante a visita de Celso Amorim, deverá ser assinado um memorando de entendimento para o estabelecimento de um mecanismo de diálogo estratégico entre Brasil e Egito.

O Itamaraty destaca que as relações bilaterais foram intensificadas nos últimos anos, inclusive no comércio.

Atualmente, o intercâmbio comercial entre o Brasil e o Egito passou de US$ 410 milhões, em 2002, para US$ 1,63 bilhão, em 2008, o que representou uma expansão das trocas bilaterais de 296% no período considerado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *