Oposição impede votação de acordo sobre Itaipu
13/07/2010
Honduras: Brasil e Venezuela não integram Comissão
13/07/2010

Conselho de Defesa Sul-Americano discute estratégi

Conselho de Defesa Sul-Americano discute estratégia militar dos EUA

Nesta terça, delegados dos 12 países que integram a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), se reúnem no Equador para discutir os temas que estarão na agenda dos vice-ministros da Defesa do bloco, que têm encontro em Quito nos dias 14 e 15 de julho.

Pelo menos seis temas serão tratados pelos responsáveis do Conselho de Defesa Sul-Americano.

Os delegados repassaram a situação dos procedimentos relativos às Medidas de Fomento da Confiança e Segurança, aprovados pelos ministros da Defesa e pendente de aprovação pelos ministérios de Relações Exteriores.

Também terão acesso às conclusões do Grupo de Trabalho criado para desenvolver uma metodologia capaz de conferir transparência aos gastos com material de Defesa pelos países da região.

O Conselho de Defesa Sul-Americano pretende ainda aprovar uma proposta para o estabelecimento de sua Secretaria Técnica Permanente e o informe da segunda reunião do Grupo de Trabalho encarregado de elaborar o Protocolo de Paz, Segurança e Cooperação no âmbito da Unasul.

Além disso, devem aprovar recomendação para que seja incluída na agenda da IX Conferência de Ministros da Defesa das Américas, que se realizará em novembro na Bolívia, a abertura do Centro de Estudos Estratégicos de Defesa do CDS.

Por fim, discutirão as conclusões do Grupo de Trabalho responsável pela análise da “Estratégia Global de Bases de Apoio, Livro Branco do Comando de Mobilidade Aérea, dos Estados Unidos”, que sustenta o uso de bases militares latino-americanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *