Agenda

A razão do terror
17/07/2007
Integração
17/07/2007

Conselho de Desenvolvimento debate integração UE –

Conselho de Desenvolvimento debate integração UE - Mercosul

Nesta quarta-feira, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, da Presidência da República, promove em parceria com o Comitê Econômico e Social Europeu, o seminário internacional “A União Européia e o Mercosul: qual é a contribuição das instituições da sociedade civil para a promoção do desenvolvimento regional?”.

O evento será realizado a partir das 9h, no auditório do Palácio Itamaraty, em Brasília. Serão quatro painéis até às 18h.

Os ministros Walfrido dos Mares Guia, Secretário-Executivo do Conselho, e Luiz Dulci, Secretário-Geral da Presidência, participam da abertura ao lado do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, do presidente do Comitê Econômico e Social Europeu, Dimitri Dimitriadis, do ministro Carlos Chacho Alvarez, presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, do senador Sérgio Zambiasi, presidente da Comissão Parlamentar do Mercosul, e Fernando Berasain, da coordenação do Fórum Consultivo Econômico e Social do Mercosul, Seção Uruguai.

Das 10h às 12h30, será realizado o painel “Situação Atual do Mercosul e da União Européia: Contextualização” , com o conselheiro do CDES João Paulo dos Reis Velloso – presidente do Fórum Nacional e do Instituto Nacional de Altos Estudos, João Pacheco, Chefe da Delegação da Comissão Européia no Brasil, Hamro-Drotz, Presidente da Secção Especializada de Relações Externas do CESE, embaixador Regis Percy Arslanian, Delegado Permanente do Brasil na Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), e o profesor Félix Pena, Diretor do Módulo Jean Monnet da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF).

Entre 14h e 18h30, serão desenvolvidos os três painéis temáticos. O primeiro, “Políticas Sociais no Processo de Integração Regional”, terá como debatedores, o Conselheiro do CDES, Naomar Monteiro de Almeida, Reitor da Universidade Federal da Bahia, Mariela Mazzotti, Diretora de Desenvolvimento Cidadão do Ministério de Desenvolvimento Social do Uruguai, José María Zufiaur, do Grupo dos Trabalhadores, e Emilio Lugo, da CONPACOOP, representante do FCES, Seção Paraguai.

O painel temático 2, “Integração da Infra-estrutura no Mercosul e na União Européia: reforço da coesão econômica e social”, terá o Conselheiro do CDES Paulo Tigre, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, o Embaixador José Botafogo Gonçalves, presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, Paulo Barros Vale, do grupo dos empresários, e Roberto Pons, da Unión Industrial Argentina (UIA), representante do FCES – Seção Argentina.

No painel 3: “Participação da Sociedade Civil no Processo de Integração Regional no Mercosul e na União Européia” , estarão o Conselheiro do CDES, Dom Luiz Demétrio Valentini, presidente da Cáritas – CNBB, Victor Hugo Pena, Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, José Isaías Rodríguez García-Caro, presidente do Comitê de Acompanhamento América Latina do CESE, e Manuel Messias do Nascimento Melo – representante do FCES, Seção Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *