Relações Exteriores

Integração Estratégica
09/12/2015
Crime Organizado
09/12/2015

Democracia

Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela confirma maioria qualificada da oposição

Brasília – O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela confirmou nesta terça-feira, 8, que a oposição conquistou a maioria qualificada de 112 deputados à Assembleia Nacional nas eleições do útlimo domingo, 6. O partido governisa PSUV elegeu 55 parlamentares. Com esse número, a oposição supera os dois terços requeridos para poder aprovar votos de censura que implique na demissão de ministros, reformar a Constituição e anistiar presos políticos, entre outros. A vitória da oposição põe fim a 16 anos de dominação chavista na Venezuela.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro reconheceu a derrota e chamou o chavismo a uma debate para retificar ante uma “nova etapa complexa”.  “Chamei o partido para um debate integral que nos ajude a buscar solução para os assuntos do país. Um debate para fazer mais revolução, para construir uma nova maioria revolucionária”, explicou Maduro.

A oposição já adiantou que aprovará uma lei de anistia para libertar os presos políticos, como Leopoldo López, sentenciado a 14 anos de prisão, e Antônio Ledezma, pendente de julgamento por conspiração e que cumpre prisão domiciliar em Caracas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *