Brasília, 15 de outubro de 2018 - 19H43

Política Externa

08 de junho de 2016
por: InfoRel

Brasília - O Conselho Político da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), se reunirá nesta quarta-feira, 8, em Caracas, para debater estratégias em comum para a defesa da região. A informação é do presidente venezuelano Nicolás Maduro que também confirmou a presença dos chanceleres do bloco.



“Vamos realizar uma reunião do Conselho Político da ALBA e teremos a presença dos ministros de Relações Exteriores do bloco, com um só objetivo, definir uma estratégia comum de defesa e liberação do nosso processo revolucionário”, afirmou Maduro.



Recentemente, a ALBA rebateu as “agressões” do Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro, contra o governo da Venezuela. Em comunicado aprovado pelos países membros, o bloco repudiou o informe emitido no dia 18 de maio por Almagro, por interferir, no entendimento dos aliados de Maduro, nos assuntos internos da Venezuela.



Os países da ALBA também pretendem avaliar outras iniciativas regionais em relação à Venezuela, como a reunião pedida pelo Paraguai para que o MERCOSUL avalie a situação interna daquele país, o que pode resultar na aplicação da Cláusula Democrática contra Caracas.



A ALBA foi criada em 14 de dezembro de 2004 pelos então presidentes Hugo Chávez e Fidel Castro, como contraponto à iniciativa norte-americana de criar a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).


Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...