Aprovado acordo de Defesa dos países da CPLP
20/07/2009
Brasil e Rússia incrementam cooperação espacial
20/07/2009

Cooperação científica e tecnológica Brasil – Venez

Cooperação científica e tecnológica Brasil – Venezuela

Aprovado em maio deste ano na Câmara dos Deputados, o acordo de cooperação científica e tecnológica, firmado entre Brasil e Venezuela, acaba de ser aprovado no Senado Federal.

A proposta, de outubro de 2005, pretende reforçar a cooperação entre os dois países, em particular nos domínios científico e tecnológico, alçando-a a um novo patamar, compatível com o interesse estratégico conferido ao relacionamento bilateral.

Os dois países identificaram as áreas de saúde, biodiversidade, tecnologia da informação, cooperação aeroespacial, biotecnologia, tecnologia agrícola, metalurgia, petróleo, gás e energias alternativas, como prioritárias.

Para tanto, será instalado um Comitê Conjunto de Cooperação Científica e Tecnológica que definirá os mecanismos de implementação do acordo e que se reunirá alternadamente no Brasil e na Venezuela.

A Cooperação se dará por meio de intercâmbio de estudantes, cientistas, pesquisadores, especialistas e estudiosos para o desenvolvimento de programas, projetos e outras atividades científico-tecnológicas.

Os dois países também identificarão os problemas científicos e tecnológicos comuns para que haja a formulação e implementação de pesquisas e programas específicos.

Segundo o ministério das Relações Exteriores, “a assinatura do acordo reforça a convergência entre os dois países em relação à implementação de projetos científicos orientados ao desenvolvimento econômico nacional e à melhoria da qualidade de vida e consolida a necessidade de a ciência e a tecnologia integrarem-se ao projeto político nacional”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *