Satélites
29/03/2006
Saúde Pública
30/03/2006

Programa Espacial

Cooperação espacial é tema de discussão entre Brasil e China

Representantes da Agência Espacial Brasileira [AEB] e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais [INPE], encontram-se na China para discutir a cooperação espacial com a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial [CAST]. O objetivo é incrementar o programa do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres [CBERS].

Entre os vários aspectos da cooperação serão discutidos assuntos como o cronograma de lançamento dos próximos satélites. Além disso, brasileiros e chineses querem avaliar o funcionamento do CBERS-2, que se encontra em funcionamento na órbita da Terra.

Segundo a Agência Especial Brasileira informou que a agenda também abrange o controle e rastreio do CBERS-2, que a cada seis meses é feito por Brasil e China. Em 2006, a previsão orçamentária para o Programa CBERS é de cerca de R$ 80 milhões.

Barreira do Inferno recebe representantes do Centro Espacial Guianês

O Comando da Aeronáutica informou que uma comitiva do Centro Espacial Guianês [CSG], de Kouru, visitou, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno [CLBI], em Natal [RN].

O objetivo da visita anual, é a preparação do CSG e CLBI para a reunião da Comissão de Revisão Técnica e Operacional, parte de um acordo internacional com a participação da Guiana e do Brasil, que tem caráter de auditoria e faz a apresentação dos resultados da avaliação de desempenho da Estação Natal de rastreio, realiza análise dos problemas enfrentados, promove o estudo da implantação de novos sistemas, e o intercâmbio de experiências das estações envolvidas com o lançamento e rastreio do foguete ARIANE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *