Agenda

Crise
12/01/2017
Investimentos
12/01/2017

Integração Regional

Cooperação Internacional da CELAC inicia trabalhos para a Cúpula de Punta Cana

Brasília – Nesta quinta, 12, e sexta, 13, o Grupo de Trabalho de Cooperação Internacional da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), se reunirá para dar início aos trabalhos da Cúpula de Punta Cana que se realizará na República Dominicana, na última semana de janeiro. O InfoRel realizará a cobertura da Cúpula da CELAC diretamente de Santo Domingo e Punta Cana

A República Dominicana exerce a presidência pro tempore da CELAC. Os ministérios da Economia, Planejamento e Desenvolvimento e de Relações Exteriores daquele país pretendem apresentar quatro temas ao grupo, com destaque para a política de cooperação do mecanismo.

De acordo com o vice-ministro de Economia, Planejamento e Desenvolvimento para a Cooperação Internacional, Inocêncio García, o grupo irá discutir ainda o desenho de uma plataforma sobre as capacidades e fortalezas dos estados na gestão pública que possam ser estabelecidas como cooperação Sul-Sul e triangular.

A delegação dominicana também apresentará uma proposta sobre o financiamento e o processo de graduação dos países de renda média, entre eles a própria República Dominicana. Pelas regras atuais de classificação baseadas no ingresso per capita da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), esses países são impedidos de receber ajuda oficial para o desenvolvimento.

Além desta, outra proposta quer revisar e atualizar as prioridades de cooperação para o desenvolvimento do Haiti, para o qual há mandato permanente dos chefes de Estado dos países membros da CELAC.

Nos dois dias de reuniões, representantes dos 32 países que integram o mecanismo definirão um “mapa do caminho” para dar seguimento ao tema da cooperação internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *