Mundo

Comissão de Relações Exteriores
23/03/2017
Infraestrutura
23/03/2017

Integração Regional

Coordenadores nacionais da CELAC discutem Plano de Trabalho 2017

Brasília – Os coordenadores nacionais dos 33 países que integram a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), se reúnem até esta sexta-feira, 24, em São Salvador, El Salvador, para definir o Plano de Trabalho para 2017. O país sediará a sexta cúpula da CELAC em janeiro de 2018.

Nesta quinta-feira, 23, realizou-se um encontro do chamado quarteto da CELAC, integrado por El Salvador, Equador, Guiana e República Dominicana. Eles trataram dos detalhes para a realização também em São Salvador, da III Cúpula CELAC – União Europeia, prevista para acontecer nos dias 26 e 27 de outubro.

De acordo com o chanceler salvadorenho, Hugo Martínez, o encontro da CELAC com a UE pretende fortalecer a cooperação entre as duas regiões em diversas áreas de interesse comum. Para tanto, El Salvador propôs o tema “Construindo pontes e fortalecendo nossa aliança para enfrentar os desafios do futuro”. Representantes das duas regiões devem ainda tratar de temas ligados às mudanças climáticas e o seu impacto principalmente na América Latina.

Além disso, estuda-se uma maior aproximação em temas econômicos com um possível acordo de livre comércio, uma vez que tanto a América Latina e o Caribe como a Europa, buscam complementariedade e abertura comercial. CELAC e UE deverão ainda trabalhar pelo fortalecimento do multilateralismo onde os países em desenvolvimento tenham maior representatividade e protagonismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *