Relações Exteriores

Integração Regional
23/08/2016
Livre Comércio
23/08/2016

Política

Coordenadores nacionais se reunirão para destravar o MERCOSUL

Brasília – Os coordenadores nacionais do MERCOSUL se reunirão nesta terça-feira, 23, em Montevidéu para mais uma vez, tentar destravar o bloco. Na oportunidade, analisarão o quanto a Venezuela avançou no processo de incorporação da normativa do bloco, condição exigida aos membros plenos.

De acordo com as chancelarias da Argentina, Brasil e Paraguai, este exame é chave para definir o curso de ação com respeito a permanência da Venezuela no MERCOSUL. A crise interna impede que Caracas assuma a presidência pro tempore do bloco que está vacante deste 29 de julho quando o Uruguai entregou o posto.

O vice-ministro de Relações Econômicas e Integração do Paraguai, Rigoberto Gauto, informou que para este encontro está convocado um representante da Venezuela. Na reunião de 4 de agosto, a Venezuela decidiu não participar. Gauto revelou que Argentina, Brasil e Paraguai, firmaram o convite para o qual não receberam qualquer resposta.

Gauto afirmou que na reunião, os países fundadores do MERCOSUL vão buscar uma solução caso fique confirmado que a Venezuela não incorporou ao seu ordenamento jurídico as normas do MERCOSUL como o Acordo de Complementação Econômica 18, que dá entidade ao bloco, porque dele deriva o mecanismo de desgravação de tarifas.

Caso o consenso não seja alcançado em torno deste tema, Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, discutirão como manter o MERCOSUL funcionando administrativamente sem um país na presidência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *